SOLENIDADE DE ABERTURA DOS TRABALHOS DE REVITALIZAÇÃO E REFORMA DO MUSEU MUNICIPAL DE VALINHOS

No dia 01 de abril de 2022 ocorreu a inauguração dos trabalhos de Revitalização e Reforma do Museu Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto. Localizado na antiga Estação Ferroviária de Valinhos, o imóvel e o museu passaram por reformas desde o ano de 2021. De acordo com a administração, o projeto foi baseado no conceito de manutenção arquitetônica, conciliando a modernização e urbanismo do entorno.

Para celebrar estes trabalhos, a Prefeitura de Valinhos realizou a solenidade com a presença de autoridades do poder executivo, do poder legislativo, além de membros da Cultura e da Associação de Preservação Histórica de Valinhos-APHV. O evento contou ainda com um tour histórico pelo museu, apresentações musicais e a presença de membros da Orquestra Sinfônica de Valinhos. 

A solenidade poderá ser assistida através do link do Youtube da APHV: https://youtu.be/B_U7aVsjawU

Abaixo, o discurso proferido pela associada da APHV, Maria José Tordin, e escrito por Marcel Pazinatto, que relembrou a história do local e adiantou que a reinauguração do conjunto ferroviário é mais um capítulo, avançando para a preservação histórica.


Placa inaugural. Foto: Ulisses Porto

DISCURSO DA APHV

Ontem, 31 de março de 2022, há exatos 150 anos iniciava-se um capítulo ímpar na história de Valinhos. Às 06h30 da manhã partia do então bairro rural dos Vallinhos, o trem inaugural da Cia. Paulista de Estradas de Ferro. Seria o início do centro urbano do que viria a ser em maio de 1896 um distrito de Campinas e, 83 anos depois, uma cidade emancipada.

Hoje estamos num prédio construído há 109 anos, encravado no centro da cidade. Vamos olhar ao redor e pensar quantas pessoas por aqui passaram, trabalharam ou depositaram suas esperanças entre idas e vindas nestas plataformas.

Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos aqueles que deixaram o seu suor ao abrir esta estrada de ferro. Ela era a “ferrovia padrão”; era assim que ficou conhecida pelo seu alto padrão de qualidade onde muitos acertavam o seu relógio pelo apito do trem. E o trem passou, e como passou.

Décadas após décadas, outros trabalhadores e gerações foram substituindo a mão de obra e deixando suas histórias e suas marcas, até que outra ferrovia surgiu e substituiu a primeira. A todos eles, nossos agradecimentos.

Mais recentemente, em 1996, surge o Museu Municipal de Valinhos com a esperança da preservação da história do nosso povo. Em dezembro de 2021, ele completou 25 anos e aqui estamos nós, novamente, reescrevendo mais um capítulo.

Nossos agradecimentos para a Prefeitura de Valinhos e a todos aqueles que trabalharam e deram o seu melhor, com a tecnologia e recursos existentes em cada época.

Será que atingimos os objetivos ? essa pergunta é difícil de responder. Poderíamos ter mais avanços com relação a preservação histórica ? Acho que nunca saberemos pois cada passo é de acordo com o seu tempo.

Mas de uma coisa temos certeza. Provavelmente, se nada fosse feito até hoje, nós não estaríamos escrevendo mais este capítulo. Talvez, só ruínas.

Em 2019, durante o 1° Encontro Valinhos Ferroviário, conseguimos reunir mais de 100 pessoas para um abraço simbólico ao redor desse prédio e parece que alguém nos ouviu.

Nós, da Associação de Preservação Histórica de Valinhos, muito nos orgulhamos e nos preocupamos com a preservação desses importantes marcos da nossa cidade presentes no complexo ferroviário.

Há 07 anos nascíamos com esse propósito de ser a mão amiga do poder público e nos orgulhamos disso. Uma união que está dando certo. Passamos muitos finais de semana removendo o pó e arquitetando mais um quebra-cabeça histórico. Não é fácil não, ainda mais num país que, culturalmente, pouco preserva sua história.

Saibam vocês que, a partir de hoje, ainda temos muito a fazer.

Continuemos na luta ! A história continua !

Obrigado a todos os presentes.

Diretoria da APHV

Postagens mais visitadas