MEMORIAL DO CENTENÁRIO - VALINHOS 100 ANOS

André Luiz dos Reis - graduado em Comunicação Social, jornalista e especialista em Gestão de Marketing e Gestão Cultural e Fernando Luiz de Andrade D´Ávila - jornalista e radialista

Capa da revista do Memorial do Centenário. Câmara Municipal de Valinhos, junho/1996. Fonte: APHV

Considerado um hábito familiar, a comemoração de aniversário a cada ano que passa, quis a Câmara de Vereadores de Valinhos usar dessa mesma forma carinhosa e homenagear a Cidade e seu Município na data do Centenário que elevou Valinhos a Distrito. É raro e honroso privilégio registrar esse tempo que marcou o nascer do distante e modesto Distrito, contar seu desenvolvimento, assistir a conquista de sua autonomia e avaliar sua rica maturidade. Quem está vivo para assistir e participar hoje, deve se sentir um felizardo, um abençoado, pois não alcançara outros cem anos como participante. É agora ou nunca.

Por certo as solenidades se multiplicarão por todo este ano. E, pelo entranhado senso cívico, que é da sua própria essência orgânica como Poder Legislativo, quis render as honras merecidas ao Município vitorioso. Nesse sentido resolveu as fontes históricas do antigo povoado para descobrir suas raízes. O tempo de pesquisa foi curto e o material a pesquisar bastante esparso, o que dificultou o acesso, o estudo e a coleta das precisas informações. Nesse afã de procurar construir a memória do acontecimento, procurou a Câmara revelar alguns aspectos e nomes que estão intimamente ligados ao então velho bairro de Campinas.

Voltada ao espírito do reconhecimento público, procurou-se destacar algumas personalidades, empresas e entidades. E, nesse trabalho delicado, não se preocupou com destaque de posição social, fortuna, religião, raça ou cor. Preocupou-se com o valor do trabalho executado e o amor por este rincão querido. Alguns dos homenageados já estão mortos. Mas, a sua lembrança e o nosso agradecimento dão vida aos seus méritos. A razão maior desta comemoração é demonstrar gratidão.

É formar a memória do que nos deixou os antepassados, é manter latente a chama do civismo, do esforço conjugado de trabalho, do bom entendimento social na execução de suas obras, do amor e carinho à terra valinhense. A razão da participação desta Edilidade, nesta solenidade, decorre do fato de que é ela a Casa do Povo. É uma caixa de ressonância onde se abrigam os anseios da população num todo - homem ou mulher e independente de idade, de grau de educação ou situação social - e onde vai apresentar seus problemas e pedir soluções, no justo desejo de obter boa qualidade de vida.

Por tal razão é fundamental o papel do Vereador na vigilância das necessidades dos munícipes e fiscalização da atuação da administração pública, procurando o justo equilíbrio nesse relacionamento comunitário. Daí a posição especial do vereador. Precisa ele cultivar certas qualificações para poder exercer suas atividades com desenvoltura e dedicação, atendendo o que a comunidade pede ou necessita, exercendo o seu mandato com dignidade, buscando fazer leis boas, justas e oportunas.

E dentro desse espírito de identificação com a vontade do Munícipe e das aspirações sociais, não quiseram os Vereadores deixar em branco o momento certo de prestar uma homenagem, singela que seja, aos que contribuíram para fazer daquele longínquo povoado a bela história geopolítica de nosso esplendoroso Município. Este pequeno documentário constitui a maneira grata de contribuir para a formação da Memória de Valinhos. Se assim foi entendido o acontecimento desta noite, neste festivo ato de agradecimento, a Câmara Municipal de Valinhos se sente jubilosa em conseguir seu intento e cumprimentar o cidadão que aqui vive nascido ou participando do seu dia-a-dia pela sua dedicação e esforço para que cada vez mais sejam preservados o bem estar, a saúde, a educação, a segurança e a dignidade de vida.

Aos 26 de junho de 1996.

Mauro de Sousa Penido

Presidente

###

Comissão Memorial do Centenário: Dr. Antonio Carlos Corrêa, André Luiz dos Reis, Fernando Luiz de Andrade D´Ávila, Maria Aparecida Marrone Marcolino, Nilson Luiz Mathedi


Referência:

REIS, A. L.; D´ÁVILA F. L. A. Memorial do Centenário. Câmara Municipal de Valinhos, 1996.


Postagens mais visitadas