MEMÓRIAS (ENTRE) CRUZADAS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE VALINHOS “DR. MÁRIO CORREA LOUSADA”

Lara Elisa Latância - professora formada em pedagogia pela Faculdade de Educação da UNICAMP e Mestra em Educação na área de concentração de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte.

Primeiro prédio da Biblioteca Pública Municipal. Valinhos, SP, 1971. Foto: Acervo Roseline D’Ávila


Este Trabalho de Conclusão de Curso é resultado de uma Pesquisa de Iniciação Científica, feita com apoio e financiamento da FAPESP, no período de maio de 2010 a abril de 2011. A pesquisa teve como objetivo buscar documentos e materiais que auxiliassem na escrita da história da Biblioteca Municipal de Valinhos “Dr. Mário Correa Lousada”.

Organizamos o trabalho em três capítulos. O primeiro, denominado “Livros, leitores, bibliotecas e espaços de leitura”, traz um pouco de estatísticas recentes que tratam sobre leitores e bibliotecas, buscando conhecer como este objeto é visto e conhecido pela população de uma forma geral. Contamos também um pouco da história das bibliotecas, desde antes do surgimento dos livros até hoje. O campo em que essa pesquisa se insere também é tratado; buscamos conhecer um pouco outras pesquisas feitas na mesma área e que poderiam ajudar no cumprimento de nosso objetivo.

O segundo capítulo é denominado “Leis, fotografias, reportagens e entrevistas: se aproximando de uma história” e nele buscamos contar o percurso percorrido durante a pesquisa: o que foi procurado, onde, com quem falamos, quais materiais foram encontrados e quais não foram. Procuramos entender o significado dos materiais encontrados para este trabalho.

No terceiro capítulo, chamado “Biblioteca Municipal de Valinhos – 40 anos (1971-2011)”, escrevemos a história da Biblioteca de Valinhos, propriamente dita. Esta história foi contada em três partes. Na primeira, contamos como se iniciou a campanha para a formação da Biblioteca na 10 cidade: quem fez parte desta campanha, o que foi feito, quais eram os objetivos de se ter uma Biblioteca na cidade; até o momento de sua inauguração, em 16 de janeiro de 1971.

O segundo momento deste capítulo narra a história de uma outra Biblioteca que existiu na cidade de Valinhos, 10 anos antes da Biblioteca Municipal. Esta foi uma descoberta inesperada durante o trabalho, mas relevante e de extrema importância, já que isso significa que a Biblioteca Municipal não foi a primeira, nem a única da cidade, e por isso sua história também é narrada aqui. Esta Biblioteca era Paroquial e funcionou na cidade durante a década de 50.

Na última parte, contamos a história da Biblioteca desde o ano de sua inauguração até o ano de 2011: seu crescimento, a formação de seu acervo, os projetos e campanhas promovidos pela e na Biblioteca. Para isso dividimos esta história também em três momentos. O primeiro momento é aquele em que Rose D’Ávila é a bibliotecária responsável (1971 – 2003). O segundo momento é quando Márcia Martinez assume a Biblioteca (2003 – atual). No terceiro momento, falamos das continuidades que existem entre estas duas gestões, falando dos projetos que surgiram em uma gestão e que tiveram continuidade na outra.

Para continuar a leitura e acessar o trabalho na íntegra: Clique aqui


Referências:

LATÂNCIA, Lara Elisa. Memórias (entre)cruzadas da Biblioteca Municipal de Valinhos "Dr, Mario Correa Lousada". Campinas, SP: [s.n.], 2011.

Postagens mais visitadas