A PRIMEIRA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Sérgio Leandro Ferrari - sócio-fundador da APHV, pesquisador e engenheiro

Antiga primitiva "Estação dos Vallinhos". Fonte: Revista "O malho", 24/08/1908 

Destaca-se na paisagem do centro da cidade de Valinhos, a magnífica construção da antiga estação ferroviária que abriga atualmente o Museu e Acervo Municipal. Fato pouco conhecido é que esta estação foi a segunda implantada em Valinhos tendo sua inauguração ocorrida no ano de 1913. 

Foi no longínquo 31 de março de 1872 que ocorreu a inauguração da primeira “Estação dos Vallinhos”, como era chamada, pela Cia Paulista de Estradas de Ferro. Foi a terceira parada estabelecida no trecho inicial da ferrovia que ligava a cidade de Jundiaí à Campinas. O primeiro trem partiu às 06h30 da estação dos Vallinhos e foi um momento de grande euforia. Em um trecho de uma notícia do jornal Gazeta de Campinas, de abril de 1872, o autor enaltece a inauguração e o início do tráfego ferroviário: "Quando tivermos medido por passos rapidos e certos a distancia que ainda nos falta vencer sobre a esteira dos velhos habitos, havemos de olhar para traz, áquelle ponto longiquo e dizer: partimos d'ali!". 

Nos seis primeiros meses em que esteve em operação a estação de Valinhos era a maior em despacho de café do Estado de São Paulo. É fato que o povoamento que deu origem ao atual centro da cidade teve como início esta edificação, sendo responsável não só pela exportação do café, mas também pela chegada dos primeiros imigrantes que formaram a primeira população. 

Desconhecido do grande público, que passa apressadamente pelo centro todos os dias, o prédio da primeira estação situado próximo ao túnel de pedestres do bairro Vila Santana ainda existe, sendo considerada uma das construções mais antigas do centro de Valinhos. 


Referências:

NOTÍCIAS - Inauguração. A Gazeta de Campinas, Campinas, 04 de abr. de 1872, ed.00245.

FERRARI, Sérgio Leandro; PAZINATTO, Marcel Trombetta.  Série: História de Valinhos. Ed. 1428. Valinhos: Imprensa Oficial do Município de Valinhos, 28 nov. de 2014.

Postagens mais visitadas