ESTUDO E RESTAURO DO RÁDIO RECEPTOR SEMP DC-120

André Luiz Polli - Graduado em Engenharia Elétrica, Colecionador e Associado APHV

Vista parcial da parte frontal do rádio. Foto: Acervo do Autor

Estudo sobre o rádio receptor super-heteródino valvulado modelo DC-120 da extinta empresa paulista SEMP. Através de pesquisa realizada na internet e comparação com informações e esquema elétrico de outros modelos da mesma empresa tendo como resultado a apresentação da restauração do rádio e a consolidação das informações referentes ao modelo DC-120.

A EMPRESA SEMP

SEMP é uma empresa brasileira de eletrônicos de consumo fundada em 1942 pelo comendador Affonso Hennel na cidade de São Paulo, cuja principal atividade, em seu início, foi a fabricação de rádios. Um dos marcos na história da empresa foi o lançamento do rádio PT 76, que alcançou enorme popularidade e ganhou o carinhoso apelido de "capelinha". Outro importante marco histórico da empresa paulista foi o lançamento, em 1951, do primeiro aparelho de TV fabricado no Brasil, um ano depois da primeira transmissão nacional de televisão e do primeiro televisor em cores do Brasil, em 1972.

Em 1942, no centro de São Paulo, é fundada a Semp, sigla para Sociedade Eletromercantil Paulista, por Affonso Brandão Hennel. A Semp foi a primeira empresa do país a fabricar aparelhos receptores de rádios em solo nacional. Isso conferiu a empresa grande mérito e destaque, pois até então a aquisição de um rádio dependia da importação, que foi severamente prejudicada com o início da Segunda Guerra Mundial. Em 1949 a empresa lançou o primeiro rádio vitrola produzida pela indústria brasileira.

A tendência de inovação continuou em 1951, ao lançar o primeiro aparelho televisor produzido no Brasil. Nessa época, também lançou o rádio que ficou conhecido entre os brasileiros como “capelinha”, famoso por seu design que lembra uma pequena igreja.

Em 1953 a empresa muda seu nome para Semp Rádio e Televisão S.A. e lança ao longo da década os primeiros aparelhos com rádio, televisão e vitrola integrados.

Na década de 1960 a Semp inaugura sua nova sede em Santo Amaro, à Avenida João Dias, 2476. Seguindo sua tradição de sempre tomar a vanguarda do mercado de eletroeletrônicos, apresentando produtos inovadores para o consumidor brasileiro, a Semp lança o primeiro rádio estéreo produzido no Brasil, assim como o televisor portátil de 17 polegadas.

Na década de 1970, inauguraria a Semp Amazonas S.A. iniciando assim suas atividades na Zona Franca de Manaus. Durante esse tempo, a empresa conquistou o mercado lançando os primeiros televisores em cores do mercado brasileiro, além do famoso rádio relógio.

Em Junho de 1977 ocorreu um dos capítulos mais importantes da história da empresa, quando dá início a sua joint-venture com a empresa Toshiba Corporation, uma importante multinacional sediada no Japão. A entrada da Toshiba no mercado nacional firmou uma parceria da expertise em tecnologia japonesa da Toshiba com a tradição e confiança dos produtos fabricados pela Semp. Graças a essa parceria a Semp Toshiba lançou o televisor de 20” com o chamado “olho mágico”, que regulava a imagem da televisão de acordo com a luminosidade do ambiente. A década de 1980 foi marcada por outras inovações e lideranças do mercado, como o videocassete VHS de quatro cabeças e o primeiro controle remoto digital para televisores.

O resultado dos investimentos e esforços da Semp Toshiba foi colhido na década de 1990, onde a empresa foi premiada com diversos prêmios e certificados da imprensa nacional. Entre eles se destacam o “Melhores e Maiores” (1993–96) da revista Exame, “Excelência Empresarial” (1994–96) pela Fundação Getulio Vargas, totalizando 7 prêmios em uma década. Ainda na década de noventa, a empresa inaugura a “Semp Toshiba Informática” e se torna a primeira empresa a fabricar computadores portáteis no país.

A década de 1990 também foi marcada por lançamentos da marca. A Semp Toshiba foi a primeira a apresentar aparelhos de TV de grandes dimensões, com a projeção de até 52”. Já no ano seguinte, o CD é a grande novidade no mundo da música. Com isso, a empresa lança os primeiros áudios systems com CD player. Em 1994, a marca lança seu primeiro aparelho de fax, modelo FS 5400. Entre tantos lançamentos, em 1997 a Semp Toshiba apresentou sua linha de televisores de 29” e 34” com videocassete integrado. Logo no ano seguinte, a marca se tornou a primeira fabricante nacional de computadores portáteis.

A década de 2000 foi marcada por celebrações importantes, como os 30 anos de Semp Toshiba Amazonas S.A. em 2003 e o faturamento de 1 bilhão de dólares em 2006. Além disso, em 2007 foi comemorado os 30 anos de joint-venture entre a Semp e a Toshiba Corporation. Já em 2009, a Semp Toshiba comemorou a liderança absoluta por 10 anos seguidos no mercado brasileiro de televisores.

Os anos 2000 também foram marcados por diversos lançamentos da marca, inclusive algumas novidades até para o mercado nacional de eletrônicos. A Semp Toshiba Amazonas é a primeira a lançar televisores preparados para receber imagens de alta definição. No mesmo ano, a marca também lançou a linha de televisores com tela ‘super plana’ (29”, 34”, 34” larga e 38”). Já em 2001, apresenta ao mercado sua linha de monitores de plasma de 42” e 50”, além de lançar o primeiro DVD Áudio do Brasil. Entre tantas novidades da década, vale destacar a inclusão de MP3 nos aparelhos de áudio e o primeiro DVD portátil com tela LCD.

No ano de 2005 o grupo consolidou seu posicionamento no mercado com o lançamento da marca STi (Semp Toshiba Informática), com foco em informática, áudio e vídeo, sendo até hoje referência no mercado nacional. Inicialmente lança o STi Media PC, um computador completo e inovador que apresenta o conceito de convergência digital. A Semp Toshiba também mergulhou na tecnologia e inovação desenvolvida para televisores e trouxe a novidade para o país. Foi a primeira empresa brasileira a integrar o conversor de sinal digital a TV LCD. Além disso, em 1998 foi a primeira a integrar TV a um aparelho celular e a pioneira no Brasil a fabricar o netbook de 10”.

Em 2011, a Semp Toshiba comemora 60 anos de fabricação de seu primeiro televisor. A STi lançou o primeiro tablet fabricado no Brasil, assim como o computador portátil com tecnologia 3D e a TV 3D ‘Smart’. Em 2012, a STi lança sua linha de ultrabooks.

Em meados de 2016, Affonso Brandão Hennel adquiriu a parte da Toshiba na joint-venture começada em 1977, oficializando então a saída da Toshiba, porém, a Semp ainda detém os direitos de fabricação da marca Toshiba no Brasil.

No final de julho de 2016, a então Semp, anuncia uma nova joint-venture, agora com a gigante multinacional chinesa TCL Multimedia, tornando-se a Semp TCL. 

PESQUISA

Infelizmente a etiqueta original de identificação do modelo, série e número do chassis foi perdida ao longo dos anos e dessa forma foi requerida uma longa pesquisa na internet para descobrir qual era o modelo correto do equipamento. A pesquisa foi baseada em comparação com modelos similares, fotos encontradas na internet, sites de vendas on-line e esquemas elétricos também encontrados na internet.

Após vários meses vasculhando sites nacionais e internacionais, blogs específicos sobre rádios antigos e rádio amadorismo foi possível identificar o modelo correto. Trata-se do Modelo DC-120, que funciona com 5 válvulas, 2 opções de tensão AC de entrada sendo a seleção de tensão 110V/220V feita através da queda de tensão no resistor de potência e que foi fabricado possivelmente na década de 1.960.

Esse é um modelo que infelizmente ainda não achei o esquema elétrico original e segundo pesquisa na internet, é muito raro e difícil de ser encontrado. Portanto, toda a restauração da parte elétrica e válvulas foram feitas por comparação com esquemas elétricos de outros modelos da SEMP e, eventualmente de outros fabricantes.

É possível utilizar, à título de comparação e referência, o esquema elétrico do modelo AC-120 com algumas exceções, a citar; opções de tensão AC de entrada, circuito da alimentação de entrada e válvula conversor RF (oscilador e misturador).


Para continuar a leitura e acessar o trabalho na íntegra: Clique aqui


Referencias:

POLLI, André Luiz. Rádio Modelo DC-120: receptor super-heteródino de cabeceira ou mesa. Valinhos, 2019


Postagens mais visitadas